Câncer de Pele l Campanha Dezembro Laranja
Estamos próximos da estação mais quente do ano e, nestes meses de verão, ficamos muito mais expostos ao sol. Por isso, é preciso seguir uma série de cuidados para aumentar a proteção da pele contra raios ultravioleta e buscar a prevenção ao câncer.
A partir de dezembro, quando se inicia o verão, as pessoas começam a se expor com maior frequência ao sol, assim, surgiu a necessidade de criar a campanha do Dezembro Laranja, uma iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele para alertar as pessoas sobre os perigos da doença.
Como sabemos, a pele é o maior órgão do corpo humano e, também, o principal foco de desenvolvimento dos casos de câncer de pele no Brasil.
Os raios UV são o principal desencadeador de queimaduras e vermelhidão na pele. Estudos salientam que a exposição solar, acumulada ao longo de toda a vida, ou seja, da fase infantil até a idade adulta, aumenta significativamente o risco de câncer.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o tipo de tumor mais comum no Brasil e, normalmente, surge em pessoas que possuem mais de 40 anos, com pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos, e olhos claros.
A doença se dá pelo crescimento anormal das células da pele devido à alta incidência de exposição ao sol, mas, além disso, existem outros fatores que ocasionam o câncer de pele, como predisposição genética, queimaduras frequentes de sol, excesso de pintas, entre outros.
O câncer de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle e pode ser classificado de duas formas:
Câncer de pele melanoma: o câncer de pele tipo melanoma é mais raro e, também, mais grave. Geralmente, o tumor se desenvolve nas células produtoras da melanina, ou seja, na substância que determina a cor da pele. A doença pode se manifestar por pintas ou sinais na pele, em tons acastanhados, que mudam de cor, de formato ou de tamanho, além de possíveis sangramentos.
Câncer de pele não melanoma: o câncer de pele não melanoma corresponde aos casos mais comuns e frequentes no Brasil. São tumores de baixa letalidade, que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente.
Saiba como se Prevenir contra o Câncer de Pele
A proteção ao câncer de pele vai muito além do filtro solar, assim, há outras maneiras de evitar a exposição solar exagerada e proteger a pele dos raios UV.
Filtro solar
O filtro solar não é a única maneira de realizar a prevenção ao câncer, mas é um dos principais itens que contribuem para a proteção solar. Portanto, o filtro solar continua sendo um dos produtos mais eficazes de adquirir com o cartão de benefícios.
O correto é utilizar o fator de proteção solar 30 ou superior, e, conforme indicação dermatológica, deve ser aplicado duas vezes ao dia, principalmente, antes de se expor ao ar livre.
Roupas e acessórios
Para evitar o câncer de pele, além do uso de filtro solar, é muito importante investir em roupas, chapéus de abas largas e óculos que garantirão proteção contra o sol.
Qualquer roupa oferece proteção solar, no entanto, sobretudo as roupas produzidas em tecido de algodão são capazes de bloquear os raios UV com mais precisão.
Já para trabalhadores que atuam ao ar livre e sob o sol, uma forma de prevenção ao câncer é obter roupas e equipamentos de proteção individuais (EPI), como chapéus de abas largas, bem como roupas que cubram boa parte do corpo e tenham tecidos protetores solares, para evitar que o excesso a exposição solar provoque problemas de saúde.
Respeitar os horários de maior incidência solar
Outro ponto muito importante que deve ser observado para garantir a prevenção ao câncer é evitar transitar entre 10h e 16h debaixo do sol, pois, nesses horários, os raios ultravioleta estão em seu maior pico de radiação.
Diagnóstico e Tratamento
O paciente que encontrar algum sinal suspeito de câncer de pele deve agendar um médico imediatamente. Ao usar o cartão de benefícios Cartão da Família, é possível realizar diagnósticos e exames no estado do Espírito Santo com descontos.
Diagnóstico precoce
Uma das formas de ampliar a prevenção ao câncer é receber o diagnóstico precoce para curar o indivíduo, se for detectada a doença em seu estágio inicial.
A prevenção sempre será o melhor tratamento, portanto, é fundamental consultar periodicamente um dos parceiros do cartão de benefícios. Assim, será feito o exame clínico e a dermatoscopia para detectar alguma anormalidade.
É preciso, ainda, frisar que pessoas com histórico familiar de câncer de pele devem procurar um médico semestralmente. Já aquelas que não possuem qualquer incidência podem se consultar uma vez ao ano.
Tratamentos
O tratamento mais indicado contra o câncer de pele é a cirurgia. A radioterapia e a quimioterapia também são utilizadas dependendo do estágio da doença, quando o tumor é melanoma ele é tratado com o uso de medicamentos que são encontrados em farmácias que utilizam o cartão de benefícios.