Por que devemos cuidar mais ainda da saúde com a chegada do outono?
O outono é uma época de muitas mudanças bruscas de temperatura, já que se trata do fim do verão e início de uma temporada mais fria. Por esse motivo, é um momento em que se deve ter atenção redobrada à saúde para a prevenção das doenças mais comuns no outono.
Nessa época, a umidade relativa do ar sofre uma queda, e atmosfera fica seca e com concentração de poluição. Um ar úmido é importante para a saúde respiratória, pois diminui os agentes poluentes e protege a mucosa do nariz, evitando a propensão de doenças.
Quando o ar está seco e a temperatura está oscilando, nosso organismo é prejudicado, afetando o sistema respiratório e resultando nas doenças mais comuns no outono.
É importante conhecer quais os tipos de doença que geralmente ocorrem nessa época e estar atento a maneiras de se prevenir.
O tratamento de algumas dessas doenças mais comuns no outono é simples, mas é sempre importante se consultar com um médico para ter o diagnóstico correto. É possível obter consultas acessíveis com um cartão de desconto saúde, que inclusive oferece descontos em farmácias para a compra dos medicamentos.
Quais os tipos de doenças mais comuns no outono?
Existe uma série de condições que são agravadas com o outono. Veja quais os tipos de doença mais ocorrem chegada dessa estação:
Gripe
Sem dúvidas a gripe é uma das principais doenças mais comuns no outono. É transmitida pelo vírus influenza, por meio de partículas contaminadas no ar eliminadas por pessoas contaminadas ao falar, tossir ou espirrar.
Os sintomas são geralmente febre, tosse, coriza, dores de garganta, de cabeça e muscular. A gripe mais simples dura em torno de cinco dias, mas em pessoas mais vulneráveis ela pode evoluir para problemas mais graves, como pneumonias.
O tratamento é feito repouso, ingestão de líquidos e medicamentos receitados pelo médico.
Resfriado
Quando procuramos quais os tipos de doença de épocas frias podemos ter dúvidas entre a diferença entre gripe e resfriado.
Ambas são duas das doenças mais comuns no outono, mas o resfriado pode ser contraído por diversos tipos de vírus diferentes, sendo uma infecção que afeta as vias respiratórias.
É transmitido pelo ar ou contato físico, e penetra pela boca, olhos ou nariz, e os sintomas aparecem gradualmente alguns dias após o contagio. Os principais são coriza, leve cansaço, espirros, tosse, dor de garganta e no corpo, lacrimejamento e febre baixa e de curta duração.
A recuperação do resfriado tende a ser mais rápida que a da gripe, e o tratamento também requer repouso, ingestão de líquidos, e dependendo dos sintomas, medicamentos receitados pelo médico.
Bronquite
A bronquite é outra das doenças mais comuns no outono. Ela inflama a mucosa dos brônquios, que levam o ar para dentro e fora dos pulmões.
É causada por infecções respiratórias virais e alergias, e os sintomas são falta de ar, tosse com muco ou seca, dores e chiados no peito, febre e calafrios.
O tratamento é simples, geralmente feito naturalmente pelo corpo, ou com remédios para acalmar a tosse e inflamações, sempre recomendados pelo médico.
Pessoas que já tem doenças respiratórias podem desenvolver bronquite mais facilmente.
Rinite
A rinite é outra das doenças mais comuns no outono pois trata-se de uma irritação e inchaço da membrana mucosa do nariz.
Pode ter duração curta ou longa, e é causada por infecções por vírus, bactérias ou fungos e alergias. Os principais sintomas são nariz entupido, secreção, espirros e coceira nasal.
O tratamento varia de acordo com o tipo de rinite, mas geralmente é feito com antialérgicos, descongestionante nasal e soro fisiológico hipertônico.
Sinusite
Dentre as doenças mais comuns no outono temos ainda a sinusite, que, por sua vez, é uma inflamação das mucosas dos seios paranasais (os ossos dos olhos, maçã do rosto e testa).
Pode ser causada por um resfriado bactérias, vírus ou alergias. Possui sintomas mais graves que os da rinite, como obstrução nasal, secreção, tosse, dores de cabeça, na garganta e na face, mal estar, cansaço e febre.
O tratamento é feito com anti-inflamatórios, e em alguns casos antibióticos, entretanto irá depender do tipo da sinusite, por isso é importante procurar um médico.
Asma
Essa condição diz respeito ao estreitamento das vias que levam ar aos pulmões (brônquios). Elas ficam inflamadas e inchadas e causam dificuldade de respiração.
As causas podem ser próprias do paciente, como genética, ou ambientais, como exposições a poeiras, alergias, irritantes químicos, poluição e mudanças climáticas.
Não tem cura, mas sim maneiras de amenizar os sintomas para manter a qualidade de vida.
Otite média
É outra das doenças mais comuns no outono e trata-se de uma inflamação no ouvido médio, um pequeno espaço com ar atras do tímpano. A otite média aguda está relacionada a doenças ou alergias que inflamam a mucosa nasal, como resfriados e sinusites, e fazem a secreção subir ao ouvido médio.
Os principais sintomas são dor de ouvido e febre, e em alguns casos pode ocorrer drenagem de fluidos do ouvido ou perda de audição.
Geralmente é curada por conta própria, mas se o quadro não melhorar nos dois primeiros dias é necessário buscar ajuda médica para tratamento.
Como se prevenir das doenças mais comuns no outono?
Agora que vimos quais os tipos de doença ocorrem no outono, é importante saber como se prevenir. Existem alguns hábitos simples para seguir:
- Beber muita água para manter o corpo hidratado
- Lavar as mãos várias vezes ao dia
- Manter janelas abertas para deixar o ar circular
- Cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir
- Usar umidificadores de ar
- Não compartilhar objetos de uso pessoal
- Não ficar muito tempo em ambientes fechados
- Não fazer aglomerações
- Manter uma alimentação equilibrada
- Não fumar
Os agentes transmissores das doenças mais comuns no outono são normalmente espalhados no ar, e o tempo seco e baixas temperaturas aumenta a concentração de poluentes na atmosfera. Por isso a importância de manter o ar o mais úmido possível e a casa arejada.
É imprescindível também ter as vacinas em dia, especialmente aquela contra o vírus influenza da gripe, que é uma das doenças mais comuns no outono.
Para se consultar com médicos e especialistas você pode contar com o cartão de desconto saúde do Cartão da Família. Com ele, é possível obter descontos em clínicas, exames, laboratórios e farmácias, e ter um atendimento mais acessível e de qualidade para tratar das doenças mais comuns no outono.