Apesar da expectativa de vida do brasileiro aumentar cada vez mais, não tem como escapar das principais doenças na terceira idade. Por isso, a importância de estar sempre cuidando da saúde, realizando exames periodicamente. Afinal, quando os problemas de saúde na terceira idade são diagnosticados precocemente, maior a chance de cura.
Veja quais são as principais doenças na terceira idade
Doenças cardiovasculares
Dentre as doenças na terceira idade mais comuns, podemos citar as cardiovasculares, que acontece devido a obstrução de artérias do coração, uma situação extremamente perigosa causadora de ataques cardíacos. Com o passar dos anos, o envelhecimento provoca o endurecimento dos vasos sanguíneos e quando não há cuidados com a alimentação, o problema pode se agravar ainda mais.
Além dos ataques cardíacos, na terceira idade é comum surgir os AVCs, acidentes vasculares cerebrais capazes de deixarem sérias sequelas, podendo levar até a morte.
Mal de Alzheimer
O Mal de Alzheimer também faz parte das principais doenças na terceira idade. Caracterizado pela perda de funções cerebrais gradativas, trata-se de um problema de saúde degenerativo e que ainda não existe cura. Entretanto, é fundamental identificar os sinais da doença para o paciente receber o tratamento adequado, já que os cuidados corretos podem retardar o avanço da doença.
Mal de Parkinson
Outra doença que surge frequentemente na terceira idade é o Mal de Parkinson, que afeta o sistema nervoso e consequentemente os movimentos. Está entre o problema de saúde mais comum nessa fase e que tende a evoluir ao longo dos anos. Os sintomas são facilmente perceptíveis, já que a pessoa afetada tende a apresentar movimentos imprecisos e tremores.
Problemas de visão
Com o passar dos anos, é comum surgir problemas de visão, já que os olhos ficam expostos à ação do tempo. Dentre eles, podemos citar a catarata e AMD (Degeneração Macular Relacionada à Idade), ambas consideradas as doenças mais comuns na terceira idade.
São muitos os sintomas que podem ser identificados, tais como: dificuldade de leitura, visão embaçada, falta de percepção de cores e opacidade nos olhos, chegando a formar uma película branca. Lembrando que quando não tratados, os problemas de visão podem levar o paciente à cegueira completa.
Doenças respiratórias
A imunidade também é algo que fica prejudicado com o passar da idade, levando a inúmeras doenças respiratórias, como: gripes, resfriados, pneumonias, entre outras. Um ambiente arejado e cuidados extra com a higiene e alimentação podem reduzir os riscos.
Osteoporose e osteoartrites
A osteoporose e osteoartrites são doenças na terceira idade muito frequentes que consistem no desgaste dos ossos e das cartilagens nas articulações. Além de aumentarem o risco de fraturas, dificultam a cicatrização e por isso é preciso tomar alguns cuidados essenciais que envolvem a alimentação, como o consumo de suplementos e hábitos saudáveis que ajudam a diminuir os problemas de osteoporose e osteoartrites.
Hipertensão Arterial
Embora a hipertensão é um problema que atinja diferentes faixas etárias, ela pode ser ainda maior na terceira idade. Perigosa, trata-se de uma doença silenciosa, difícil de ser detectada e está associada a outros problemas de saúde e a ataques cardíacos. Somente exames realizamos regularmente para diagnosticá-la e buscar o tratamento adequado.
Diabetes Tipo 2
A diabetes tipo 2 surge devido as práticas alimentares incorretas e estilo de vida do idoso, pois com avanço da idade, o excesso de glicose se torna ainda mais complexo e evidente. Portanto, refeições equilibradas e atividades físicas são fundamentais para evitar essa doença perigosa.
Perda Auditiva
Entre os problemas de saúde na terceira idade, destaca-se a perda auditiva, isso porque, o envelhecimento ocasiona a degeneração das estruturas internas do ouvido, dificultando o processamento de sons. Geralmente, é detectada quando o idoso ouve rádio e assiste TV com volume elevado ou quando pede para repetir as falas mais vezes. Entre os tipos de tratamentos, é possível encontrar aparelhos auriculares.
Incontinência urinária
Por fim, a incontinência urinária e outros problemas relacionados ao sistema urinário estão entre as doenças na terceira idade. Em alguns casos, se faz necessário o uso de fraldas geriátricas, em que os cuidados com a higiene devem ser redobrados. A única maneira de detectar precocemente e prevenir as principais doenças na terceira idade é realizar um acompanhamento de perto da rotina do idoso.
O Cartão da Família é um cartão de saúde que ofereça descontos exclusivos em diversas especialidades médica que proporciona consultas mais acessíveis e facilidade na hora de cuidar da saúde!