Por que é tão importante manter a imunidade alta?
Ter uma imunidade alta é de extrema necessidade para manter o corpo forte e livre de doenças e disfunções.
O sistema imunológico é o responsável por fazer a proteção do nosso corpo contra agentes causadores de doenças. Composto por células, tecidos, moléculas, proteínas e órgãos, ele garante que os agentes infecciosos, como vírus, fungos e bactérias sejam combatidos pelo organismo, nos mantendo saudáveis.
Se o corpo não tem uma imunidade alta, ficamos suscetíveis a uma série de problemas que, se não forem tratados, podem ser se agravar significativamente.
Por isso, saber como manter a imunidade alta é essencial. De maneira geral, o sistema imunológico pode ser fortalecido com a obtenção de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação rica em nutrientes, variada e equilibrada, exercícios físicos e uma boa noite de sono.
Ou seja, mudar o estilo de vida para práticas positivas já garante uma imunidade alta e permite com que o corpo crie anticorpos para diversas doenças e outros problemas como cansaço, irritabilidade, desânimo etc.
O que causa imunidade baixa e quais os sintomas?
Existe uma série de causas de imunidade baixa, a maioria por uma falta de hábitos saudáveis. Por exemplo, má alimentação, falta de exercícios físicos, cansaço, fumo e álcool e excesso, e em casos mais graves, doenças como as cardíacas, pulmonares, diabetes, câncer, HIV etc. Além disso, também pode ter causa hereditária, e ser afetada por ansiedade, estresse e outros fatores emocionais.
Quando a imunidade esta baixa nosso corpo acaba dando diversos sinais. Isso acarreta diversas doenças, e o aparecimento de sintomas de resfriado ou gripe, febre, infecções, significam que o corpo não está produzindo anticorpos suficientes para combater esses problemas. Alguns sintomas de baixa imunidade são:
- Infecções;
- Herpes;
- Amigdalite;
- Gripe ou resfriado constantes;
- Febres e calafrios;
- Otites no ouvido;
- Febre e calafrios;
- Cansaço excessivo;
- Diarreia, náuseas e vômitos;
Esses sintomas podem aparecer simultaneamente ou não, e como podem ter inúmeras causas, a partir do aparecimento de qualquer um deles é imprescindível buscar ajuda medica.
Depois do correto diagnóstico do problema, na maioria das vezes, o tratamento é feito com a adoção de alguns hábitos saudáveis que irão ajudar a como manter a imunidade alta e fortalecer o corpo.
Para ter consultas medicas mais acessíveis, você pode contar com um cartão saúde de desconto e ter auxilio em exames, clinicas, laboratórios, e inclusive farmácias.
Como manter a imunidade alta em sua rotina?
Ter a imunidade alta previne doenças e produz os anticorpos. Dessa forma, existem algumas práticas que são de grande ajuda para a saúde como um todo.
A primeira indicação de como manter a imunidade alta é a alimentação. Os alimentos ricos em ômega-3, zinco, cobre, magnésio, vitaminas A, C e E, e antioxidantes são de extrema importância para ter imunidade alta.
Alguns exemplos são frutas, especialmente as cítricas, verduras, vegetais verdes escuros, gengibre, nozes, amêndoas, castanhas, frutos do mar, ovos, leites fermentados e iogurtes, óleo de coco, geleia real, etc.
Um cardápio variado contribui para a imunidade alta pois reúne todos os nutrientes necessários para fortalecer o sistema. Justamente por isso costuma-se dizer que quanto mais colorido são os pratos, melhor. Alimentos como folhas verdes escuras, ou na cor vermelha, por exemplo, possuem antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, sendo ótimos aliados em como manter a imunidade alta.
Junto com uma alimentação saudável, é indispensável manter o corpo ativo para impulsionar o sistema imunológico. Por isso, recomenda-se manter uma rotina de atividades físicas e exercícios.
Além do mais, ter uma boa higiene contribui diretamente em como manter a imunidade alta. Isso por que estamos sempre em contato com todos os tipos de bactérias e vírus, portanto deve-se manter as mãos limpas e bons hábitos de higiene, ainda mais no momento de pandemia em que estamos vivendo.
Como o estresse, ansiedade e cansaço podem afetar o sistema imunológico, busque implementar momentos de lazer na rotina. Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo.
Beber muita água, tomar sol (vitamina D), dormir bem e cortar vícios, como cigarro e bebidas alcoólicas, são outras práticas necessárias que podem ser implementadas no dia a dia e são importantes dicas de como manter a imunidade alta e ter uma vida mais saudável.
Como é feito o diagnóstico de baixa imunidade?
Caso tenha algum sintoma de imunidade baixa é indispensável buscar ajuda medica. Um profissional irá encaminhar o paciente a exames para diagnosticar a causa.
Geralmente o tratamento é feito com a mudança de hábitos da rotina, e em alguns casos, com o uso de medicamentos.
Para auxiliar nas consultas você pode contar com o Cartão da Família. Através do Cartão Saúde de desconto é possível obter descontos em clinicas, exames, laboratórios e farmácias, possibilitando atendimento acessível e de qualidade para toda a família.
Além disso, o Cartão Saúde de desconto oferece diversas opções de lazer e serviços para promover o bem estar e a qualidade de vida.