Janeiro Branco | Um Alerta para a Saúde Mental
No primeiro mês do ano ocorre a campanha Janeiro Branco dedicada a conscientização das pessoas a respeito da saúde mental que infelizmente acaba sendo deixada de lado, o que pode aumentar as chances de a pessoa desenvolver distúrbios que acabam afetando a sua qualidade de vida.
Quando deixamos a saúde mental de lado, basicamente abrimos as portas para as intercorrências que afetam a nossa mente e emoções, inclusive, quando não observadas atentamente podem se tornar fatores graves que prejudicam as nossas relações, saúde, confiança, entre outros.
É por isso que o Janeiro Branco foi desenvolvido, pois assim conseguimos falar abertamente com as pessoas sobre a necessidade de cuidar da sua saúde e procurar ajuda quando necessário.
Quer saber mais detalhes sobre o Janeiro Branco e o seu impacto na saúde mental das pessoas?
Confira no texto.
O que é Janeiro Branco?
A campanha sobre saúde mental, mais precisamente o Janeiro Branco, foi desenvolvida em 2013 pelo psicólogo Leonardo Abrahão com o intuito de chamar a atenção da população sobre os cuidados com a saúde da sua mente para mantê-la saudável e livre de doenças.
No caso, a campanha recebe o apoio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e desde a sua criação tem impactado positivamente o Governo Federal, bem como os governos de cada estado, o que acaba possibilitando o desenvolvimento de ações de maior magnitude.
Através do Janeiro Branco podemos abordar a saúde mental não apenas como um tabu distante da vida das pessoas, mas como algo realista e que pode estar mais perto delas do que imaginam.
Aliás, de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019, cerca de 23 milhões de brasileiros, algo em torno de 12% da população, possuem algum tipo de transtorno mental, dentre elas a ansiedade, depressão, hiperatividade, transtornos alimentares, entre outros.
A importância do Janeiro Branco
A campanha sobre saúde mental tem grande importância na sociedade, principalmente ao considerarmos o cenário atual em que vivemos devido a pandemia do Covid-19 cuja milhares de pessoas passaram a desenvolver transtornos mentais ou ter os seus sintomas agravados.
No Janeiro Branco podemos abordar o assunto saúde mental com naturalidade e sem o preconceito que costuma existir sobre os transtornos que acometem a mente, isto porque nos últimos anos os problemas psicológicos e emocionais se tornaram comuns na sociedade e não os citar é uma forma de ampliar ainda mais os seus efeitos, pois as pessoas acabam não procurando ajuda.
Logo, o Janeiro Branco não tem a capacidade apenas de conscientizar as pessoas de que existem problemas que afetam a nossa saúde mental, mas estimular aquelas que já apresentam alguns sintomas relacionados a essas doenças a buscarem ajuda, pois é possível tratá-las com eficiência.
Através dessa campanha sobre saúde mental podemos falar abertamente sobre o assunto, o que de certo modo nós garante o acesso a diversos benefícios tanto à saúde, quanto bem-estar, como:
- Estimular a busca por ajuda para tratar a saúde mental;
- Garantir um olhar mais humanizado sobre as pessoas;
- Diminuir a discriminação e preconceito sobre as doenças mentais;
- Evitar impactos negativos provocados por transtornos mentais;
- Ampliar a saúde mental, física e social.
Como promover a saúde mental com o Janeiro Branco
É claro que a campanha sobre saúde mental tem o objetivo específico de garantir mais bem-estar e qualidade de vida para a população em relação a sua mente e emoções, mas o objetivo do Janeiro Branco é fazer esse assunto se tornar recorrente entre as pessoas, independente do período do ano.
Logo, para promover mais saúde mental com auxílio do Janeiro Branco será necessário levar as informações para as pessoas, seja através de publicações em sites ou redes sociais, como também o desenvolvimento de palestras, workshops, cursos e o acesso a atendimento de qualidade.
Em uma empresa, por exemplo, o Janeiro Branco pode promover a saúde mental por meio da mudança do seu clima organizacional, pois o ideal é garantir que a empresa seja um ambiente saudável em que o colaborador não se sinta pressionado e pronto para a sua evolução.
Sendo assim, o ideal é pensar em alternativas que colocam em pauta o Janeiro Branco e a sua importância para a saúde das pessoas, inclusive, vale executar ações não apenas com pessoas mais velhas, mas também crianças e adolescentes, pois quanto mais cedo falarmos sobre o assunto, maior a conscientização dos jovens e o auxílio na melhora da sua qualidade de vida.
Agende uma consulta e cuide da sua saúde mental
Para ampliar a sua saúde mental e emocional é preciso manter cuidados que as favoreçam, a começar pelo monitoramento do seu estresse, controle da ansiedade e o uso de outras estratégias que ajudam a relaxar a mente e equilibrar as suas emoções, como atividades físicas, entre outros.
No Janeiro Branco o que importa é você entender a importância em cuidar da sua saúde de forma geral, por isso não deixe de procurar ajuda caso necessário para potencializar o seu bem-estar.
Agende uma consulta e vamos juntos cuidar da sua saúde mental.