Março Lilás: Alerta para Conscientização
O mês de março é responsável por marcar um período de atenção e conscientização especial sobre a saúde da mulher. A campanha Março Lilás tem como objetivo gerar uma reflexão sobre a necessidade da população feminina realizar o exame de prevenção ao câncer de colo de útero.
O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente entre as mulheres, e é a quarta causa de morte de mulheres no Brasil. Por isso, o março lilás tem a finalidade de gerar uma conscientização pois esse câncer pode ser na grande maioria das vezes evitado.
Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, nós do Cartão da Família separamos um guia sobre o câncer de colo de útero para auxiliar as mulheres no combate a esse tipo de doença através da realização do exame preventivo e informações sobre o tratamento. Acompanhe!
O que é o câncer de colo de útero?
Para aquelas que desconhecem o câncer de colo de útero, saibam que ele também é chamado de câncer cervical, essa doença é uma evolução de alguns tipos de infeção de Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).
A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo que é conhecido como papanicolau e geralmente quando é diagnosticado uma alteração celular na região genital com o devido tratamento os casos são curáveis.
Por isso, o março lilás é uma campanha de conscientização importante para que as mulheres realizem este exame periodicamente a fim de combater o câncer de colo de útero.
Saiba a Importância da Prevenção do Câncer de Colo de Útero
Como visto, o câncer de colo de útero está diretamente ligada à infecção pelo HPV, por isso o março lilás visa informar as mulheres a saberem como se proteger contra esta doença. Além do preservativo, que busca prevenir de modo geral o contágio contra doenças, a vacinação contra o HPV é necessária para prevenir 70% dos casos de câncer de colo de útero e 90% do desenvolvimento de verrugas genitais.
O Ministério da Saúde assegura por meio de calendário de imunização que meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem se vacinar para complementar a ação de prevenção dessa doença no futuro quando eles iniciarem sua vida sexual.
Portanto, além da vacinação também vale a pena lembrar que o exame de papanicolau é também indicado como método de prevenção a fim de aumentar as chances de se evitar o aparecimento do tumor.
Quais são os sintomas?
O março lilás chama a atenção das mulheres sobre os sintomas do câncer de colo de útero. Geralmente eles não são aparentes, pois essa doença possui um desenvolvimento lento, que na fase inicial não apresenta sinais.
Porém nos casos mais avançados é preciso se preocupar e redobrar os cuidados, pois os sintomas aparentes podem ser sangramento vaginal desregulada que pode se manifestar após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.
Como é feito o diagnóstico do câncer de colo de útero?
A campanha Março Lilás busca informar as mulheres que existem algumas formas de se identificar, principalmente de maneira precoce, o câncer de colo de útero.
A detecção do câncer pode ser dado através de alternativas mais comuns, como o exame de papanicolau e em casos inconclusivos são aplicados outros métodos que utilizam-se de investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos que ajudam as pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença como: biópsia, colposcopia e exame pélvico.
Quando o câncer de colo de útero é diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são maiores, já que essa doença é silenciosa em seu início, por isso é tão importante realizar periodicamente o exame preventivo de papanicolau.
O câncer do colo do útero também é raro em mulheres de até 30 anos e sua incidência é maior na faixa etária de 45 a 50 anos.
Portanto, toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos de idade devem fazer o exame preventivo, a cada três anos para garantir maior segurança no diagnóstico.
Como é Feito o Tratamento do Câncer de Colo de Útero?
O tratamento para o câncer de colo de útero deve ser avaliado e orientado por um médico. Por isso, é de extrema importância realizar consultas regulares utilizando o cartão da família para obter os melhores descontos.
Entre os tratamentos para o câncer, o médico irá avaliar cada caso e sugerir as melhores opções de acordo com o estágio da doença, entre as alternativas adotados encontram-se: cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
O tipo de tratamento dependerá do estágio de evolução da doença, além de envolver fatores pessoais, como idade do paciente e desejo de ter filhos.
Ou seja, o melhor método de evitar sofrer com este problema é a prevenção. Acesse o site do Cartão da Família e agende sua consulta em consultórios de diagnósticos e exames no Espírito Santo.
O Cartão da Família oferece os melhores descontos do Espírito Santo, para que você cuide da sua saúde. Não perca mais tempo e entre em contato conosco.