O novembro azul é um dos principais assuntos da atualidade por se tratar de um movimento mundial contra o câncer de próstata, que por sinal é o segundo tipo de câncer que mais acomete aos homens no Brasil, mas que não tem uma causa definida e sim fatores de riscos.
Esse movimento tem como objetivo promover a prevenção do câncer de próstata, assim como o diagnóstico precoce da doença para que o paciente tenha mais possibilidades de se curar, por isso há necessidade de os homens realizarem exames periódicos e manterem uma vida saudável que ajude evitar o desenvolvimento desses fatores prejudiciais à sua saúde.
O câncer de próstata é uma doença que precisa ser observada de perto, pois como qualquer outro tipo de câncer existe o risco de ele evoluir e inclusive levar o homem ao óbito. Nesse caso, as campanhas de novembro azul servem como uma conscientização à sociedade.
Confira mais informações sobre o que é o câncer próstata, os sintomas e tratamentos.
A próstata é uma glândula presente apenas no corpo masculino e está localizada na parte de baixo do abdômen, basicamente entre a parte de baixo da bexiga e na frente do reto.
Essa glândula envolve parcialmente a uretra, mais precisamente uma porção inicial do tubo em que a urina é eliminada da bexiga, e possui um formato semelhante ao de uma noz e é ela quem é atingida pelo câncer, no caso, um tumor causado pelo desenvolvimento e multiplicação de forma anormal de algumas células presentes nessa região do corpo masculino.
Esse tipo de tumor pode ser causado por diferentes motivos, porém a medicina afirma que não há uma causa oficial que desencadeia o desenvolvimento do câncer de próstata, mas fatores como histórico familiar, questões hormonais, raça, obesidade, alimentação e outros.
Além disso, a idade também pode ser um fator de risco para o câncer de próstata, sendo que os médicos afirmam um risco maior em homens com idade entre 50 a 70 anos, porém também há casos em que homens com 40 ou 45 anos foram diagnosticados com a doença.
Quais os sintomas do câncer de próstata?
A comunidade médica costuma dizer que inicialmente o câncer de próstata não promove muitos sintomas, o que consequentemente é algo perigoso tendo em vista que a doença pode evoluir de forma silenciosa sem ao menos o homem perceber, mas nesse caso o recomendado é que o homem mantenha cuidados periódicos como a visita ao médico uma vez por ano.
De qualquer forma, nos casos alguns sintomas podem ser percebidos, como por exemplo:
- o homem passa a ter mais dificuldade de urinar;
- uma demora maior para começar e terminar de urinar;
- possibilidade de sair sangue em conjunto da urina;
- redução do jato de urina;
- vontade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
Os principais tratamentos para o câncer de próstata
Ao ser diagnosticado com câncer na região da próstata é indispensável que o paciente seja exposto aos tratamentos imediatamente tendo em vista a possibilidade de curá-lo.
No caso, para o câncer que acomete apenas a proposta, que não atingiu outros órgãos, é possível desenvolver tratamentos com cirurgia, radioterapia e dentre outros, mas para pessoas que estão com a doença mais avançada pode ser interessante executar tanto a cirurgia como a radioterapia, podendo combiná-las com um tratamento hormonal.
Esse tratamento hormonal, inclusive, também é indicado para os casos mais sérios em que há doença metastática. Ou seja, tecnicamente o câncer se espalhou para outros órgãos.
Como prevenir o câncer de próstata?
Tecnicamente como são existe uma causa principal definida como responsável pelo desenvolvimento do câncer de próstata não há maneiras oficiais de prevenir o câncer, mas sim técnicas que podem favorecer a diminuição dos fatores de riscos relacionados a doença.
Por exemplo, é interessante manter uma alimentação saudável e balanceada que seja rica em frutas, grãos, cereais integrais, verduras e reduzir ao extremo o consumo de gordura. Além disso, pode ser importante controlar o peso e evitar doenças como obesidade e hipertensão.
É muito importante que o homem priorize a sua saúde e, portanto, siga outros cuidados como:
- parar ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
- não fumar ou consumir substâncias prejudiciais à saúde;
- fazer exames periódicos, principalmente após os 40 anos;
- consultar médicos em caso de histórico familiar;
A prevenção do câncer de próstata, assim como o seu diagnóstico precoce seguido pelo tratamento e cura ocorre apenas quando o homem está disposto a ser cuidar, portanto, faça uma reflexão sobre a sua vida e busque ajuda mesmo que não tenha sintomas aparentes, pois às vezes uma consulta ou exame de rotina pode evitar que o câncer evolua, salvando sua vida.
Faça como milhares de empresas, organizações e dentre outras participe do novembro azul compartilhando sobre a doença e realizando exames que podem promover seu bem-estar. Aliás, com o Cartão da Família você pode consultar médicos e fazer exames com descontos exclusivos. Faça o seu cartão e comece a dar a devida atenção a sua saúde.