Doenças respiratórias e o aumento de problemas cardíacos no inverno
Com um aumento de 30% a 40% nas internações por infarto ou insuficiência cardíaca, os meses mais frios – entre junho e agosto – se tornam perigosos. Mas por que existe esse aumento de problemas cardíacos no inverno? É o que veremos a seguir.
O aumento de pessoas com crises por doenças respiratórias incide no aumento de pessoas com problemas cardíacos, pois o coração trabalha mais para bombear o sangue para o corpo, desgastando-o mais assim. Para quem tem predisposição a ter problemas cardíacos, essa época é perigosa, portanto fique atento aos sinais de problemas respiratórios e consulte um cardiologista com frequência.
As gripes e resfriados também sobrecarregam o sistema circulatório, deixando o paciente mais propenso a desenvolver problemas cardíacos.
Vasoconstrição
É o que chamamos quando os vasos sanguíneos se contraem para evitar a perda de calor, por isso é comum ter as mãos e pés gelados nos dias mais frios, é seu corpo mantendo o sangue na área central do corpo para mantê-lo funcionando.
Alimentação
A tendência é que as pessoas comam mais e comidas mais pesadas nos dias frios – como a feijoada, por exemplo. O consumo de bebidas alcóolicas também aumenta no inverno. Todos esses fatores aumentam os riscos de arritmias, infarto e outros problemas cardíacos.
Poluição
O Brasil é um país onde a poluição fica muito pior no inverno por causa do clima seco e das frequentes mudanças térmicas – alterações muito grandes de temperatura ao longo do dia. Esse clima impede a liberação dos poluentes – monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e material inalável em partículas.
Tudo isso é um chamariz para as doenças respiratórias, que, como vimos, auxiliam no desgaste do coração fazendo-o ter problemas.
Como se prevenir de problemas cardíacos no inverno
Como é de praxe no ano todo, mas mais importante nesta época, controlar o peso, a pressão arterial, a glicose, evitar o tabagismo e outras drogas, e praticar atividades físicas ajudam a prevenir problemas cardíacos entre outros. Evitar a exposição às temperaturas muito baixas é de extrema importância também, então vá fazer exercícios físicos, mas escolha horários mais amenos para essa prática.
Tomar a vacina da gripe é de extrema importância, pois ela ajuda na prevenção de doenças respiratórias e é vital para aqueles idosos que já possuem problemas relacionados ao coração – pressão alta, diabetes, etc. A vacina também ajuda na prevenção da tão temida pneumonia, além das gripes mais comuns e da Influenza.
Visitar o cardiologista com frequência e realizar os exames pedidos é outra forma de se manter saudável e correr menos riscos em relação a doenças que acontecem de repente.
Manter-se quente no inverno é ótimo também para ajudar na prevenção de problemas cardíacos. Portanto, use luvas, abuse das meias e lembre-se daquele velho conselho de mãe “leve um casaquinho”.
Cartão saúde no ES
Oferecemos, então, o cartão da família. Com este, pode-se agendar consultas médicas e odontológicas com o maior desconto conhecido no Espírito Santo. Ele não possui tempo de carência, ou seja, é só fazê-lo e usar quando quiser. Além da consulta médica ficar muito mais barata, oferecemos também avaliações odontológicas gratuitas; descontos no laboratório e farmácias.
O Cartão da Família é o mais completo Cartão de Descontos do Espírito Santo, ao oferecer a consulta médica mais barata do Brasil, além de descontos em exames, laboratório, farmácia, dentista e lazer. O foco do Cartão da Família não é apenas oferecer descontos, mas possibilitar atendimento médico acessível, além de opção de lazer e bem-estar para toda a Família!
Tudo isso por um preço que cabe no seu bolso! Por apenas R$ 29,90 por mês, você e sua família tem acesso a descontos formidáveis em clínicas médicas, consultórios médicos e odontológicos, laboratórios, óticas, faculdades, academias e lojas de roupas. Descontos que podem chegar até a 70%.
Entre em contato conosco para saber mais e como fazer seu cartão saúde!