Ronco e apneia: Entenda a diferença entre eles
Falaremos hoje sobre o tratamento para ronco e apneia e sobre os mitos e verdades que rondam essas condições. Não há nada pior do que acordar com a sensação de que passou a noite em claro, não é mesmo? Ainda mais quando você vai cedo para a cama e logo adormece, ou quando dorme as oito horas necessárias. O ronco pode te atrapalhar dessa forma, fazendo com que você se sinta cansado mesmo depois do que seria classificado como uma boa noite de sono.
O ronco é a dificuldade do ar passar pelas vias aéreas, fazendo com que essas vibrem, e pode afetar homens, mulheres e até mesmo crianças. A Associação Brasileira do Sono estima que, depois dos 40 anos, quatro de dez pessoas roncam e após os 60 anos, esse número sobe para seis em cada dez pessoas. Dentro desta faixa etária, 40% das mulheres e 60% dos homens sofrem com o ronco e a indisposição no dia seguinte. Apesar de ser comum, será que impede que se tenha um sono calmo e relaxante? O ronco e a apneia são prejudiciais à saúde? Este problema merece atenção especial quando começa a provocar várias interrupções no sono durante a noite. Veremos a seguir a diferença entre ronco e apneia.
Quem ronca tem apneia?
Nem sempre, contudo, quem tem apneia sempre ronca. A apneia é o fechamento total das vias aéreas durante o sono, o que faz com que a pessoa tenha pequenas paradas respiratórias que podem durar até dez segundos. O ronco é a dificuldade de respirar e pode acontecer por conta da obesidade, consumo de bebidas alcoólicas próximo do horário de dormir, dormir de barriga para cima, ou mesmo a ingestão de relaxante muscular. Quem já tem problemas nasais como adenoide ou amígdalas grandes também é comum roncar.
Só pelo ronco, sei que tenho apneia
Nem sempre. O diagnóstico de apneia deve ser feito por um médico, através da realização de um exame do sono. O teste para essa avaliação chama-se estudo polissonográfico de noite inteira e é realizado em um hospital ou laboratório sob os cuidados de um profissional da área. Esse exame pode ser feito em casa também, mas sempre com a supervisão de um profissional especializado.
Apneia é um transtorno grave
Apesar de ser comum, é um transtorno do sono potencialmente grave. A via aérea torna-se repetidamente bloqueada pelo relaxamento dos tecidos da faringe e da base da língua, limitando a quantidade de ar que chega aos pulmões. Como isso acontece, o paciente pode roncar alto e até mesmo emitir sons de engasgamento enquanto tenta respirar. Isso pode acontecer algumas vezes por noite, ou por toda a noite, dependendo do estado do paciente. Para reestabelecer a respiração, a pessoa acorda repetidas vezes na noite, o que faz com que não seja uma boa noite de sono, pois mesmo sem perceber a pessoa acorda por alguns segundos. Mesmo sendo curtos despertares, interrompem o ciclo do sono e geram fadiga e sonolência ao longo do dia, que são comuns em quem tem apneia.
Apneia pode provocar outros problemas de saúde
Como a apneia provocar a falta de oxigênio por alguns segundos, o cérebro impulsiona a injeção de adrenalina no sangue, o que aumenta a pressão arterial e a resistência à insulina. Por isso, quem tem apneia pode desenvolver hipertensão e diabetes. Esse é o grande motivo de a apneia ser diagnosticada e tratada, pois, além das citadas, ela pode promover o desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares e até mesmo um AVC.
Dormir de lado é tratamento para a apneia
Nem sempre. O tratamento para ronco e apneia vai depender da obstrução das vias aéreas. Em alguns casos, pode ser tratamento emagrecer, não ingerir bebidas alcoólicas próximo da hora de dormir, ou até mesmo o reposicionamento do corpo na hora de dormir. Nos casos mais graves, é necessário o uso de um aparelho para ajudar na respiração ou até mesmo uma cirurgia de correção das vias aéreas.
Cartão de desconto saúde no ES
O Cartão da Família é o mais completo cartão saúde no ES, ao oferecer a consulta médica mais barata do Brasil, além de descontos em exames, laboratório, farmácia, dentista e lazer. O foco do Cartão da Família não é apenas oferecer descontos, mas possibilitar atendimento médico acessível, além de opção de lazer e bem-estar para toda a Família! Tudo isso por um preço que cabe no seu bolso! Por apenas R$ 29,90 por mês, você e sua família tem acesso a descontos formidáveis em clínicas médicas, consultórios médicos e odontológicos, laboratórios, óticas, faculdades, academias e lojas de roupas. Descontos que podem chegar até a 70%. Entre em contato conosco para saber mais e como fazer seu cartão saúde no ES!