Anemia Infantil Sintomas, Diagnóstico e tratamento
Seu filho vive cansado ou está pálido demais? A preocupação dos pais com a saúde dos filhos é recorrente, e muitos deles já utilizaram essa frase “tem de comer mais, senão vai ficar com anemia” certo? Muitos dos pais utilizam essa frase para convencer a criança a se alimentar um pouco mais, mas você sabia que a anemia infantil é uma doença que apresenta inúmeras causas e algumas delas estão ligadas a uma má alimentação.
A anemia é uma doença que é mais conhecida pela deficiência de ferro no organismo, e as crianças que não se alimentam adequadamente podem desenvolvê-lo pela falta de nutrientes que são importantes para a fabricação de hemoglobina, proteína do sangue e transporte do oxigênio do corpo.
Para evitar com que o seu pequeno desenvolva a anemia infantil, nós do Cartão de Família preparamos este conteúdo para te deixar mais informado sobre o assunto. Confira!
O que é anemia infantil?
A anemia infantil trata-se da baixa concentração de hemoglobina no sangue, ou seja, a falta da proteína presente nas células sanguíneas que ajudam no processo de transporte do oxigênio do corpo humano.
Normalmente é muito comum haver recorrência de anemia em todas as faixas etárias, mas a longo prazo se não for tratada corretamente ela pode se agravar e prejudicar o desenvolvimento e bem-estar do indivíduo.
Quando o assunto é anemia infantil se torna mais preocupante o caso, pois nessa faixa etária as crianças estão se desenvolvendo e crescendo, e quando há a falta de hemoglobina no sangue ocorre a baixa oxigenação que afeta o dia a dia dos pequenos.
A principal deficiência nutricional das pessoas é a falta de ferro, e o principal componente da hemoglobina é o ferro, consequentemente a anemia infantil é causada pela carência nutricional, mas também pode ter outras causas, como a falta de vitamina B12, alergias alimentares e outras doenças.
SINTOMAS DE ANEMIA EM CRIANÇAS
É fundamental procurar atendimento médico para realizar o diagnóstico e tratamento para anemia infantil, pois somente através da realização de exames regulares e acompanhamento médico é possível observar os sintomas e identificar a doença. É importante lembrar que os sinais da anemia infantil são variáveis e dependem da intensidade da mesma.
Por isso trouxemos alguns dos principais sintomas da anemia em crianças que você precisa conhecer!
Excesso de sono e cansaço
Se os seus filhos apresentam excesso de sono e cansaço, isso pode ser um alerta de que ele está sofrendo com os sintomas de anemia em crianças. Pois quando há um menor transporte de oxigênio para as células, é comum a falta de energia, deixando a criança exausta em realizar atividades da sua rotina.
Falta de apetite
Outro sintoma de anemia em criança é a falta de apetite, isso porque a pessoa anêmica vai perdendo a vontade e o prazer de comer aos poucos. Isso ocorre porque a queda da hemoglobina influencia no organismo da criança e causa impactos nas suas emoções e compromete o seu apetite.
A anemia infantil se torna um agravante no desenvolvimento físico e intelectual das crianças pois quando elas não se alimentam corretamente é possível acentuar outros sintomas,
Falta de ar
A anemia infantil também causa falta de ar aos pequenos, por isso um dos sintomas é a falta de fôlego. Esses sintomas de anemia em crianças é preocupante pois gera desconfortos e deixam os pequenos cada vez mais esgotados.
Dificuldade para aprender
Por fim, a anemia infantil também pode causar dificuldades de aprendizagem. Isso ocorre porque quando concilia os sintomas anteriores de cansaço, falta de fôlego, falta de apetite, gera-se uma baixa concentração, e disposição fazendo com que a criança tenha um baixo desempenho na escola.
Como Realizar o diagnóstico e Tratamento para Anemia Infantil
Para diagnosticar a anemia infantil, os pais precisam ficar atentos aos sinais em seus filhos. Ao perceber qualquer anormalidade, é necessário procurar um médico, especialmente porque os sintomas podem ser confundidos com outros tipos de doenças, o médico irá fazer um exame de sangue e identificar os níveis de ferro e demais proteínas no organismo, para assim determinar o tipo de anemia e qual o tratamento mais adequado.
Para ter descontos em consultas, laboratórios e exames, você pode contar com o Cartão da Família. Com ele, você tem mais comodidade e acesso a um serviço de qualidade para seus pequenos.
Uma vez constatada a anemia infantil, é preciso dar início a um tratamento. Como essa condição acontece por causa da falta de ferro, é preciso inserir alimentos que contenham o mineral na dieta.
Alguns dos alimentos que mais contém ferro são carnes vermelhas, gema de ovo, grãos (como feijão, lentilha e grão-de-bico), verduras de folhas escuras, ervilhas, beterrabas, brócolis, couve-flor, fígado, entre outros.
Em alguns casos, o médico pode prescrever suplementos com vitamina B. E em situações mais graves, existe até a necessidade de medicamentos ou transfusões de sangue.
A melhor forma de prevenir a anemia infantil é acostumar as crianças a comerem alimentos ricos em ferro desde pequenos, principalmente com comidas naturais.