Você Sabe a Importância de Ir ao Ginecologista Regularmente?
Para ampliar a saúde da mulher é essencial que a mulher vá ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano a fim de ser examinada e realizar exames que monitoram a sua saúde e ajudam a descartar doenças ou identificá-las de forma precoce.
O ginecologista é o médico especializado nos cuidados com a saúde da mulher como um todo, mas principalmente em relação a sua função reprodutiva, gravidez e parto, assim como o obstetra.
Essa especialização tem a capacidade de prevenir, diagnosticar, como também tratar e gerenciar doenças que prejudicam a saúde da mulher, como é o caso do câncer de mama, endometriose, candidíase, infecção urinária, síndrome do ovário policístico, corrimentos vaginais, entre outros.
Sendo assim, com tamanha responsabilidade sobre a saúde da mulher, a consulta com o ginecologista precisa ser algo regular às mulheres, não apenas para evitar o desenvolvimento de doenças, mas garantir que ela tenha mais qualidade de vida, além do bem-estar.
Quer saber qual é a importância em ir ao ir ao ginecologista regularmente?
Confira no texto.
O que faz um médico Ginecologista?
Quando falamos em ginecologista é comum pensarmos nos cuidados com a saúde reprodutiva da mulher, porém, esse médico não se limita apenas a isso. Pelo contrário, o seu principal objetivo é garantir que a mulher tenha uma boa saúde – como um todo. Assim, é possível evitar doenças.
No caso, o ginecologista costuma entrar na vida da mulher pouco tempo antes da sua primeira menstruação ou, em alguns casos, logo após a menarca, garantindo que ela receba um atendimento adequado e receba orientações sobre os cuidados com a sua saúde e as relações sexuais.
Com isso, ir ao ginecologista regularmente garante que a mulher receba orientações precisas sobre os métodos contraceptivos indicados para ela e faz o monitoramento completo da sua saúde para descartar os riscos de se contaminar com as doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.
É claro que esse atendimento não se limita apenas à idade reprodutiva. A ida ao ginecologista também é essencial às mulheres mais velhas, pois mesmo que tenham entrado na menopausa ainda existem riscos de desenvolverem doenças que atingem especificamente as mulheres.
Logo, esse médico tem a capacidade de atender as mulheres a partir dos 13 anos de idade ou, dependendo do caso, até mesmo antes. Por isso, é essencial consultá-lo frequentemente.
A importância do Ginecologista na saúde da mulher
Se consultar regularmente com o médico ginecologista é essencial para monitorar a saúde feminina, isso significa que essa especialização não apenas ajuda a prevenir o desenvolvimento de determinadas doenças, como também facilita o diagnóstico e o tratamento, quando necessário.
Mas, ao contrário do que algumas mulheres pensam, ir ao ginecologista regularmente não é recomendado apenas para controlar o uso de métodos contraceptivos, aliviar sintomas da menopausa ou para evitar as doenças sexualmente transmissíveis.
É claro que esses são fatores comuns e essenciais no consultório do ginecologista, porém, esse médico também pode acompanhar a mulher nos momentos que antecedem ou durante e após uma gravidez, garantindo que esses períodos sejam vivenciados de forma saudável e tranquila.
De forma geral, o ginecologista pode proporcionar à mulher fatos como:
- Prevenir e tratar doenças;
- Identificar e tratar problemas sexuais;
- Prescrever métodos contraceptivos;
- Melhorar a sua qualidade de vida;
- Acompanhar alterações hormonais;
- Tratar irregularidades menstruais;
- Planejar a gravidez com segurança;
- Tratar corrimentos vaginais;
- Diminuir efeitos da tensão pré-menstrual.
As doenças que o Ginecologista trata
Ir ao ginecologista regularmente permite que o médico monitore algumas doenças comuns entre as mulheres e, caso seja diagnosticada a doença, é possível iniciar um tratamento que favoreça a sua qualidade de vida, bem-estar e consequentemente possa aumentar as chances de cura.
Algumas doenças que o ginecologista costuma monitorar e tratar, são:
- Síndrome do ovários policístico (SOP);
- Sífilis;
- Gonorreia;
- Endometriose;
- Mioma uterino;
- Doença inflamatória pélvica.
- Vulvovaginite;
- Câncer de Mama;
- Corrimento vaginal;
- Doenças sexualmente transmissíveis;
- Prolapso genital;
- Incontinência urinária.
É recomendado ir ao ginecologista regularmente?
Independentemente da idade da mulher é essencial ir ao ginecologista regularmente, isto é, o recomendado é que ela se consulte a cada um ano ou de acordo com o que o médico solicita.
Em alguns casos a visita ao ginecologista pode ser feita em um intervalo menor, como a cada 6 meses. Esse tipo de recomendação costuma ser feito para mulheres com a saúde relativamente frágil ou que estão sob suspeita de alguma doença e precisam de acompanhamento frequente.
Agende uma consulta e cuide da sua saúde
Não deixe de ir ao ginecologista regularmente. Lembre-se que o monitoramento da sua saúde é essencial para evitar o desenvolvimento de doenças ou fazer o seu tratamento de forma precoce.
Aliás, o nosso Cartão de Família pode te dar acesso a diversos hospitais e clínicas para receber o atendimento adequado de um ginecologista por um preço relativamente mais em conta.
Consulte a nossa equipe e saiba como solicitar o seu Cartão de Desconto.